Festival Náutico de Alto Araguaia terá quatro shows nacionais e apresentação de motocross freestyle

As oportunidades são para Licenciatura em Letras, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Comunicação Social, na Unemat Da assessoria de imprensa – Acessuas Trabalho Além do investimento em cursos profissionalizantes de curta duração por meio de parcerias firmadas entre a prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e agora com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Alto Araguaia oferece oportunidades no ensino superior. No polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão abertas 91 vagas para os três cursos de graduação: Licenciatura em Letras (25 vagas), Bacharelado em Ciência da Computação (30) e Bacharelado em Comunicação Social (34). [caption id="attachment_28307" align="alignleft" width="220"]unemat Mais informações podem ser obtidas no campus da Unemat[/caption] O interessado em um dos cursos terá que ir ao campus da Unemat de Alto Araguaia nesta quinta-feira (28), entre às 9h30 e 15h30 (horário de Brasília). É preciso levar o RG, o CPF e a cópia de pontuação do Enem (somente para os candidatos que forem utilizar a nota do exame, que pode ser obtida no seguinte endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/). Ao chegar à Universidade, o concorrente deve procurar a Secretaria Acadêmica. O campus está localizado na Rua Santa Rita, nº 128, no Centro da cidade. Quem pode se inscrever? As chances valem para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma das edições de 2011, 2012 ou 2013. O candidato que não prestou o Enem, mas fez o último vestibular da instituição (2014/2) também poderá participar, mesmo que tenha se inscrito para outro curso. Todo este processo faz parte da Chamada Presencial do Vestibular Unemat 2014/2. Quem não puder ir pessoalmente, pode pedir para que outra pessoa o represente, por meio de procuração particular. Basta ligar no telefone da instituição (66) 3481-1857, e comunicar a impossibilidade do comparecimento. Ainda durante a ligação, o candidato informará os dados do seu representante. Quem já cursa uma faculdade, não poderá se inscrever. Divulgação do resultado e matrículas No mesmo dia da Chamada Presencial, a partir das 17h, a Unemat divulgará a lista dos aprovados, no endereço eletrônico http://vestibular.unemat.br/2014/. A listagem será feita por ordem decrescente, isto é, da maior pontuação para a menor, até o limite de vagas. Os candidatos aprovados efetuarão as matrículas nos dias 28 e 29 desse mês e no dia 1° de setembro. Elas serão feitas na Secretaria Acadêmica da Unemat, das 13 às 17h e das 19h às 23h, ao longo desses três dias. Porta aberta! De acordo com a supervisora acadêmica do campus, Maria Francisca Mendes Abreu, esta é mais uma porta que se abre para a educação no município. “Nem sempre foi assim. Antes, para encontrar uma faculdade era necessário procurar uma capital. Hoje nós temos uma universidade pública, gratuita, bem no nosso quintal”, ressaltou. Ainda de acordo com a supervisora, caso as vagas para o campus não sejam totalmente preenchidas por meio da Chamada Presencial, a Unemat poderá abrir uma Chamada Pública. Nesse caso, qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio poderia se inscrever. O histórico escolar do ensino médio é o documento utilizado para a seleção dos candidatos, nessa eventual situação. Porém, não existe nada confirmado quanto a essa hipótese. “Só Cáceres pode dizer se teremos uma Chamada Pública”, explicou Maria Francisca, se referindo a Reitoria da Universidade. Por meio dessa “porta aberta”, quem está voltando para a Unemat é Alexandre da Silva Ribeiro. Ele começou o curso de Computação, mas acabou parando. Agora, ele já planeja o retorno. “Eu quero voltar a estudar porque a Unemat fica perto da gente e a qualidade do curso eu conheço, é boa. Espero concluir a graduação e já penso em uma especialização na área”, disse o candidato. Acessuas Trabalho mobiliza indivíduos de baixa renda para se inscreverem A prefeitura do município de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, via Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), tem como um dos seus objetivos apoiar às famílias de baixa renda na formação profissional. Por isso, a equipe do programa na cidade está mobilizando os cidadãos atendidos que já concluíram o ensino médio e atendam aos requisitos. O intuito é que essas pessoas, principalmente aquelas beneficiárias do programa Bolsa Família, conheçam as oportunidades oferecidas pela Unemat. Esta é uma forma de auxiliar os sujeitos mais carentes a melhorar de vida. Segundo a coordenação do programa, a meta é que os cidadãos mais pobres tenham acesso às vagas de uma universidade pública local. Dessa forma, ao aprender uma profissão, a entidade entende que será mais fácil que esse público conquiste autonomia de vida e não dependa mais da ajuda governamental para sobreviver.